quinta-feira, 30 de junho de 2011

História de Cadetes a Jato


Como aconteceu...
Em 1972, a missionária da Missão Cristã Evangélica do Brasil MICEB, Joan Hunberger (Jóia) professora do Seminário Cristão Evangélico do Norte por 11 anos, sentiu o chamado de Deus para sair daquela Casa de Ensino a fim de assumir um outro ministério. Mas qual?
Tudo começou quando dois pastores: Enoque Vieira de Santana e Abidiel Santos, sentiram a necessidade de um trabalho especial entre os adolescentes, nas suas Igrejas. Muitos já estavam se ausentando da igreja por falta de interesse. Assim foi que a diretoria geral da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB), pediu que a missionária Jóia organizasse grupos de adolescentes nas Igrejas locais e preparasse material adequado para esse trabalho.
No dia 26 de 1972, Jóia junto com alguns estudantes do Seminário tiveram o 1º encontro com 6 adolescentes na Igreja do bairro Santo Antônio, hoje El-Shadai, São Luis/MA, continuando a se reunir sempre aos sábados. No mesmo tempo foi começado grupo semelhante na Igreja no bairro em Aurora; hoje a 1ª ICE São Luis/MA, este se reunindo aos domingos. Depois, foram organizados grupos nas Igrejas em Barra do Corda, Codó e Colinas.
Jean Samuel (Jine) chegou em São Luis/MA para trabalhar junto com D. Jóia, em fevereiro de 1973, depois de trabalhar 10 anos com a MICEB, em Belém no Pará. Ela sentiu que Deus a queria em um outro ministério. Ao ouvir de Cadetes a Jato, ela conversou com Jóia e resolveram trabalhar juntas. A primeira viagem com essa finalidade foi a Brasília/DF onde formaram os grupos nas ICEs de Ceilândia, Gama e Taguatinga. Na volta foram até Açailândia, no Maranhão. E assim a organização de Cadetes a Jato foi Crescendo.
O primeiro acampamento foi realizado em Barra do Corda/MA em julho de 1977, com 99 cadetes, sendo 33 rapazes, e 66 moças e 12 líderes de 10 Igrejas. Até hoje, os acampamentos em todas as regiões têm sido um meio que Deus usa para desafiar os adolescentes. Quando D. Jóia e D. Jine deixaram o trabalho em agosto de 2000, contava-se com 155 grupos de Cadetes através do norte do Brasil com um total de 2500 adolescentes.
É certo que, enquanto o nosso amado Brasil tiver adolescentes, Cadetes a Jato terá avanço. Faça parte você também dessa História!

3 comentários:

  1. Por favor gostaria que voçês do cadetes a jato me informa-sem como posso trazer esse projeto para minha igreja. Por favor me mandem uma resposta para marcianopires1@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. iRMAOS COMO ESTOU FELIZ DE VER QUE OS CADESTES A JATOS CONTINUA FAZENDO DIFERENÇA ENTRE OS JOVEM. EU SOU UMA DESTAS 66 MOÇAS CITADAS NESTA HISTORIA EM BARRA DO CORDA COMO ESTOU FELIZ DE SABER QUE OS CADETES AINDA EXISTEM E COMO FUI MUITO FELIZ FAZENDO PARTE DESTE GRUPO. PASSAR PELOS CADESTES FEZ E FAZ TODA DIFERENÇA ATÉ HOJE EM MINHA VIDA.GRAÇAS AO NOSSO AMADO DEUS POR ME PROPORCIONAR TAMANHA ALEGRIA.ESTEJAM JOVENS SEMPRE PRONTOS PARA O SERVIÇO DO NOSSO REI. ALEGRIA IRMAOS.OBRIGADO

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de adquirir o material para trabalhar na minha igreja, com o faço?

    ResponderExcluir